Veja o PDF AQUI
Sintipel participa do lançamento da Campanha Salarial 2025
O presidente do Sintipel, Emerson Cavalheiro, juntamente com o vice-presidente Claudenir Rodrigues, e o diretor Ronaldo Marcelino participaram nesta manhã de quarta-feira, primeiro de outubro, do lançamento da campanha salarial 2025 unificada dos trabalhadores nas indústrias do papel e celulose, papelão ondulado e artefatos de papel, realizado na cidade de Mogi das Cruzes. O lançamento, organizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Artefatos de Papel do Estado de São Paulo foi marcado por manifestação na porta da empresa Suzano, reunindo dirigentes sindicais das mais diversas regiões do Estado de São Paulo, que destacaram a importância deste momento para a categoria dos trabalhadores papeleiros, que aguardam o início das primeiras rodadas de negociações.
O presidente do Sintipel ressalta que este lançamento da campanha visa dar início, de forma oficial, ao processo de mobilização da categoria para esta campanha salarial unificada, sendo fundamental para que a comissão de negociação esteja fortalecida nos embates que terá na mesa de negociação com o setor patronal. “É importante esse contato com os trabalhadores para que estejam mobilizados e participem atentamente desta campanha salarial, nos ajudando em toda esta campanha salarial”, diz.
Na campanha salarial deste ano é reivindicada a reposição dos salários pelo INPC, assim como aumento real nos salários de 3% e piso salarial de R$ 2.800,00, além da manutenção e garantia do abono indenizatório, com reajuste. Também está na pauta de reivindicações cesta de alimentos, tendo como referência a estabelecida pelo Dieese; fim da cláusula de aplicabilidade (artefatos); jornada de trabalho de 40 horas semanais, sem redução de salário (artefatos e papelão ondulado); combate permanente ao assédio moral, sexual e qualquer forma de discriminação, preservando a saúde mental; fim da terceirização: igualdade salarial entre homens e mulheres, conforme a Lei Federal 14.611/2023, e manutenção dos postos de trabalho no setor.