SintPel

Reunião de revisão do manual de máquinas é marcado por apresentação de protótipo e ingresso de novas

Reunião de revisão do manual de máquinas é marcado por apresentação de protótipo e ingresso de novas empresas

A segunda reunião da Comissão tripartite, que vem trabalhando na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, realizada na última quinta-feira, dia 21 de março, foi marcada pela apresentação do protótipo para corte das amarras dos fardos de papel, e pela participação da Voiti, assim como pelo anúncio de que a Fíbria também passará a participar deste trabalho. A reunião foi realizada na Oji Papéis, e o sindicato esteve representado pelo presidente Francisco Pinto Filho, o Chico, e pelo diretor Sérgio Augusto Gonçalves.

A comissão é composta pelo nosso Sindicato, o Ministério do Trabalho, Fundacentro, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e pelas sete empresas do setor: Oji Papéis Especiais, Klabin SA, Salusa, Reipel, Weidmann, Reiart e RST, e agora Voiti e Fíbria. O trabalho de revisão do manual teve início no primeiro trimestre do ano passado com a finalidade de adaptá-lo às normas de segurança estabelecidas pela NR-12, que trata das normas relacionadas às máquinas e também com relação ao ambiente de trabalho.

O protótipo para ampliar a segurança no corte das amarras dos fardos tem um metro e noventa centímetro de altura e cinqüenta centímetros de largura, sendo confeccionado em aço carbônico, na cor amarela. “A intenção é de garantir a segurança do trabalhador ao desenvolver esta atividade, uma vez que por ter muita pressão acaba chicoteando o operador desta atividade, principalmente quando o material está molhado ou umedecido, que ocorre geralmente no seu transporte”, observa o presidente do sindicato. Quem está desenvolvendo este projeto é a AGG. Assim que ficar concluído os estudos será avaliado por trabalhadores, sendo que a intenção é de que na próxima reunião da Comissão, marcada para o dia 25 de abril, na Oji Papéis, seja apresentado o protótipo, já com testes realizados.

Este trabalho, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose. A ideia do grupo também é de tentar colocar um anexo na NR12 específico para o setor de papel.

MESA PLANA – Na reunião também começou a ser analisado as mesas planas e a intenção da Comissão é de iniciar visitas, principalmente nas pequenas empresas, para verificar ‘in loco’ o seu funcionamento. É que há risco maior na manutenção e limpeza da mesa plana, que é feito principalmente quando a máquina está em ‘boil-out’ (máquina não está estabilizada), gerando problemas na produção do papel ou na tela. A meta é de colocar no Manual um item específico para a realização desta operação.

A Comissão também está observando as escadas utilizadas para o acesso às máquinas. Os riscos, avaliados, é quando o trabalhador necessita subir as escadas carregando equipamentos, uma vez que, geralmente, são estreitas, inclinadas, degraus pequenos. A intenção é de rever o porte das escadas.

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

26/03/2013
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Diretores do Sintipel em Caeiras, mobilizando companheiros da MD

Diretores do Sintipel em Caeiras, mobilizando companheiros da MD

Os diretores do Sintipel, Emerson Cavalheiros, Odair de Jesus Barros e...

23/10/201823/10/2018
Diretoria do Sintipel avalia início da campanha salarial e anuncia

Diretoria do Sintipel avalia início da campanha salarial e anuncia

...

18/08/202318/08/2023
Marcada assembleia para apreciação da  nossa pauta de

Marcada assembleia para apreciação da nossa pauta de

...

05/08/202105/08/2021