Veja o PDF AQUI

Klabin nega transporte fretado e vai retirar o paliativo para o Pira 2
Apesar dos inúmeros pedidos do Sindicato e de ter prometido anteriormente, de forma extraoficial, para os seus funcionários que iria garantir transporte fretado aos que trabalham na unidade Pira 2, a Klabin mudou de ideia e informou que esta possibilidade está descartada, assim como disse que irá retirar o transporte fretado entre as unidades Pira 1 e Pira 2, que foi implantado desde que a unidade Pira 2 entrou em operação. O comunicado oficial foi feito na última sexta-feira, 16 de janeiro, ao presidente do Sintipel, Emerson Cavalheiro, ao vice-presidente Claudenir Rodrigues e ao diretor Aguinaldo da Silva Pereira, durante reunião, que aconteceu na própria empresa, para discutir o transporte aos trabalhadores, com representantes da Klabin.
Na reunião, os dirigentes do Sintipel advertiram que a Klabin chegou a prometer o transporte fretado aos trabalhadores da unidade Pira 2, durante as primeiras contratações para início de operação da fábrica. Na época, a Klabin, inclusive, declarou que o transporte fretado entre a unidade Pira 1 e a Pira 2 era paliativo, até que fosse implantado o transporte fretado direto na unidade. Com esta decisão, a Klabin demonstra que vendeu ilusão aos seus trabalhadores, quando deu início às contratações.
O Sindicato lamentou a decisão da Klabin, argumentando que isso expõe a segurança dos trabalhadores, uma vez que boa parte deles estará se deslocando com veículos próprios, até porque o sistema de transporte público não atende as necessidades. Também foi argumentado que a SP-304 passa por obras, o que amplia os riscos de acidentes, principalmente quando o trabalhador, já cansado da jornada de trabalho, retorna para suas casas.
Apesar das tentativas de sensibilizar a Klabin, inclusive contando que inúmeras empresas, bem menores, garantem o transporte fretado aos seus funcionários, os seus representantes declararam que o transporte fretado será retirado e que em breve será feito comunicado a todos os trabalhadores.
O Sindicato lamenta esta falta de cuidado e de compromisso da Klabin com os seus funcionários e continuará atuando para tentar fazer com que a empresa mude de ideia e se conscientize que o seu maior patrimônio são os seus funcionários e que, portanto, deve cuidar bem de cada um.
Trabalhador, fortaleça o seu Sindicato, se filiando e participando das decisões
que são do seu interesse. Só o Sindicato defende os seus interesses.
Emerson Cavalheiro
PRESIDENTE
