SintPel

Chico participa de reunião do Parlamento do Aglomerado e defende ações na defesa dos trabalhadores

Chico participa de reunião do Parlamento do Aglomerado e defende ações na defesa dos trabalhadores 

O presidente do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Francisco Pinto Filho, o Chico, que também é presidente do Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba), ao participar nesta manhã de quinta-feira, 10 de setembro, na cidade de Rio das Pedras, de reunião do Parlamento do Aglomerado Urbano de Piracicaba, propôs o desenvolvimento de ações conjuntas das cidades envolvidas para defender os trabalhadores. O encontro, realizado na Câmara Municipal, teve a presença do secretário estadual do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, e de diversos vereadores das cidades que compõem o Aglomerado Urbano, e sindicalistas ligados ao Conespi, como Fânio Luis Gomes (Alimentação), Roberto Previde (Comerciários), José Antonio Fernandes Paiva, Ubiratan Campos do Amaral e Marcelo Abrahão (Bancários). O diretor do Sintipel César Fortarell também participou. 

Após o secretário José Luiz Ribeiro expor o trabalho desenvolvido na secretaria e colocar a pasta à disposição também das cidades que compõem o Aglomerado Urbano, Chico fez um breve histórico do Conespi, entidade criada na década de 70, ainda na ditadura militar, com a finalidade de unir os sindicatos para defender os trabalhadores. Foi quando defendeu que os municípios criem instrumentos para o desenvolvimento de políticas voltadas aos trabalhadores, defendendo a criação de  secretarias municipais do Trabalho e Renda por todas as cidades do Aglomerado. Sua justificativa é de que esta pasta tem a finalidade de desenvolver ações para a geração de trabalho e renda e que  Piracicaba é um exemplo disso. 

Também chamou a atenção para a greve dos servidores da Previdência Social, que apesar de legítima, já dura mais de dois meses e vem prejudicando os trabalhadores que dependem dos serviços oferecidos pela instituição. “Parece até que o governo federal está tentando economizar com esta greve, uma vez que com isso vem deixando de pagar contribuições previdenciária a trabalhadores que estão em licença-médica e não estão conseguindo fazer a perícia médica para receber o benefício”, destacou, defendendo que o Aglomerado Urbano e o secretário estadual façam gestões no sentido de que sejam aceleradas as negociações visando pôr fim à greve e se restabeleça a normalidade nos serviços prestados. 

Preocupado com a terceirização, Chico também defendeu uma audiência pública para debater a proposta que tramita no Congresso Nacional, envolvendo os municípios do aglomerado urbano. Sua proposta é de que o senador Paulo Paim, relator do projeto 4330, que está no Senado Federal, que precariza a relações de trabalho, seja convidado a falar sobre a propositura, a exemplo do que já fez nas principais capitais brasileiras. “Temos uma preocupação muito grande com a possível aprovação deste projeto e entendemos que seria fundamental também fazer esta discussão na nossa região”, ressaltou. 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

10/09/2015
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Dirigentes do Sintipel se reúnem e debatem o PLR na Oji

Dirigentes do Sintipel se reúnem e debatem o PLR na Oji

...

18/04/202318/04/2023
Dia do

Dia do

...

24/01/202024/01/2020
Sintipel no 3º Encontro Nacional que apontou rumos da campanha

Sintipel no 3º Encontro Nacional que apontou rumos da campanha

Os diretores do Sintipel Emerson Cavalheiro, Aguinaldo da Silva Pereira, Odair...

02/07/201802/07/2018