SintPel

Diretor do Sintipel acompanhou votação do fim do fator previdenciário, em Brasília

Diretor do Sintipel acompanhou votação do fim do fator previdenciário, em Brasília

 

O diretor do Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba), José Maria Rodrigues de Souza, esteve em Brasília, nesta semana, com um grupo de dirigentes sindicais de Piracicaba e da região, ligados a Força Sindical, participando de manifestações contra a Medida Provisória 664 do governo federal que reduz a pensão das viúvas e por afastamento do trabalhador, o chamado auxílio-doença, e acabou acompanhando a votação da emenda apresentada pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que extingue o fator previdenciário, uma antiga reivindicação dos trabalhadores.

A votação desta emenda que põe fim ao fator previdenciário, que reduz o valor dos salários do trabalhador quando se aposenta, estabelece que para se aposentar, o homem precisa ter, somando o tempo de trabalho e o tempo de contribuição, 95 anos, enquanto que as mulheres 85 anos. Isso respeitados os tempos mínimos de contribuição de 30 anos para mulher e 35 anos para o homem.

Agora, a proposta aprovada pelos deputados vai à votação no Senado Federal. Caso sofra alterações, volta para ser apreciada na Câmara Federal, antes de ir à sanção da presidente Dilma Rousseff. No caso de a presidente vetar a matéria, voltará para ser analisada novamente pelo Congresso Nacional, que tem a prerrogativa de derrubar um possível veto e por fim de vez ao fator previdenciário. “A participação dos trabalhadores em Brasília é fundamental para apontarmos aos deputados as nossas reivindicações”, destaca o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico.

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

15/05/2015
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Pressão faz patrões desistirem de vender o Hospital

Pressão faz patrões desistirem de vender o Hospital

...

17/01/202217/01/2022
Chico, vice-presidente do Sintipel, é empossado conselheiro do

Chico, vice-presidente do Sintipel, é empossado conselheiro do

...

22/06/202322/06/2023
Diretoria do Sintipel reunida para discutir novas ações em defesa

Diretoria do Sintipel reunida para discutir novas ações em defesa

A diretoria executiva do Sintipel se reúne nesta manhã de terça-feira, 06 de...

06/03/201806/03/2018