SintPel

Semana de Prevenção de Acidentes vai notificar 100 empresas que mais provocaram acidentes na cidade

Semana de Prevenção de Acidentes vai notificar 100 empresas que mais provocaram acidentes na cidade
 
As 100 empresas que mais provocaram acidentes de trabalho em Piracicaba serão convocadas a participarem da XIX Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat), que acontecerá de 11 a 13 de novembro deste ano, para debater medidas visando  reverter esta situação de adoecimento e prejuízo de trabalhadores. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, durante reunião da Comissão Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Comsepre), que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, quando foi definida a programação da Sempat e a realização de atividades no “Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas”, em 10 de outubro, conforme está estabelecido na Lei federal 12.645 de 16 de maio de 2012. O encontro teve a coordenação de Clarisse Brangantini e reuniu representantes dos diversos segmentos que compõem a Comsepre. 
A Sempat será aberta no dia 11, com a palestra dirigida a gerentes, diretores e RHs das empresas, sobre “Termo de Responsabilidade civil, criminal, trabalhista e reflexos”, a ser ministrada por representante do Ministério Público do Trabalho. Já no dia 12, as 100 empresas que mais provocaram acidentes de trabalho na cidade, participarão de palestra com a procuradoria do INSS sobre “Ações regressivas”. A proposta, como destaca  Francisco Pinto Filho, o Chico, presidente do Sindicato dos Papeleiros e integrante da Comsepre, é mostrar que estas empresas vão responder a ações regressivas impetradas pelo INSS na Justiça, para que arquem com as despesas frutos de pagamentos de trabalhadores feitos pela Previdência Social, que sofreram acidentes pela situação inadequada no seu local de trabalho. 
Já no dia 13 de novembro, serão convocadas as empresas de segurança e saúde, que prestam serviços a empresas, para palestra do Ministério do Trabalho e Cerest, com o objetivo de cobrar que o trabalho que desenvolvem cumpra as exigências estabelecidas em lei e normas, para que direitos dos trabalhadores sejam plenamente respeitados, sem manipulação de dados e sem prejuízo das vítimas. 
DIA NACIONAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS -- Para marcar o “Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas”, serão confeccionados 100 cartazes e 1000 mil folders para serem distribuídos nas escolas da cidade. De acordo com Francisco Pinto Filho, o Chico, a intenção é mostrar que existe a lei e iniciar um trabalho de aproximação dos professores para o desenvolvimento de ações visando dialogar com os estudantes para os problemas relacionados à saúde e segurança nos estabelecimentos estudantil e também criar uma conscientização para quando ingressarem no mundo do trabalho.
 
 
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124 
 

10/09/2014
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Trabalhadores recebem novo jornal do

Trabalhadores recebem novo jornal do

...

15/09/202015/09/2020
Diretores do Sintipel sugerem calendário de reuniões para debater

Diretores do Sintipel sugerem calendário de reuniões para debater

...

29/07/202029/07/2020
EXPEDIENTE  NO

EXPEDIENTE NO

EXPEDIENTE NO ...

28/05/201828/05/2018