SintPel

Saude e Segurança no Trabalho

Piracicaba sedia Encontro Regional sobre Condições

e Meio de Trabalho, organizado pela CNTI

 

Piracicaba foi sede na segunda e terça-feira, dias 26 e 27 de abril, o I Encontro Regional da 2ª Secretaria da Região Sudeste sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho do Plano da CNTI (Confederação nacional dos Trabalhadores da Indústria) no Estado de São Paulo. O evento foi aberto às 14 horas, desta segunda-feira, 26 de abril, no Hotel Nacional, localizado na rua do Rosário, 1358, e tem como objetivo, como explica o presidente da Feticom-SP e diretor da CNTI, Emílio Alves Ferreira Júnior, de qualificar lideranças sindicais, identificar os riscos, investir em pesquisas, desenvolver ações preventivas planejadas e estabelecer políticas nacionais e parcerias visando assegurar meios ambientes seguros de trabalho.

Na abertura do encontro será enfocada a segurança, a saúde e o meio ambiente do trabalho: instrumento para ação sindical, seguida de palestras pela Procuradoria Regional do Trabalho, sobre “Legislações de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho”, tendo como foco, como provocar a Procuradoria Regional do Trabalho para prevenir acidentes e doenças  do trabalho, garantindo qualidade de vida para os trabalhadores. Às 15h35, a Promotoria Pública fala sobre “Legislações de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de trabalho na área criminal. Como provocar a promotoria nos casos de acidentes com lesão e com óbitos”. Já às 16 horas será a vez da Advocacia Federal da União falar sobre “Ação Regressiva em caso de trabalhadores com óbito ou afastados por acidentes e doença do trabalho”.

O Encontro tem continuidade nesta terça-feira, 27 de abril, às 8 horas, com cada instituição participantes fazendo um balanço da sua atuação na área de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho. Falou sobre a experiência de Piracicaba, o presidente do Sindicato dos Papeleiros e do CONESPI, Francisco Pinto Filho, que falou da experiência realizada com o lançamento do Manual de Segurança em Maquinas de Papel em Piracicaba, no ano de  2006, como podemos trabalhar juntos na prevenção de acidentes e doenças do trabalho para garantir qualidade de vida. Este debate teve a participação da Superintendência Regional do Trabalho, Secretaria Estadual de Saúde, Segurança e Ambiente de Trabalho, Fundacentro, Previdência Social, Vigilância Sanitária, Cerest, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

O encontro será encerrado no período da tarde, após sindicatos e federações fazerem relatos de experiências bem sucedidas sobre segurança, saúde e meio ambiente de trabalho, e com a definição de planejamento de ações sobre o que fazer, quando fazer, e quem fazer para prevenção de acidente e doenças do trabalho.

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

 

30/04/2010
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Entregue a pauta de reivindicações do setor de artefatos de

Entregue a pauta de reivindicações do setor de artefatos de

...

29/08/202329/08/2023
Acordo com o setor do papel e celulose garante aumento

Acordo com o setor do papel e celulose garante aumento

...

04/11/202204/11/2022
11º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIAL LIVRE DE 2019 BOLETIM

11º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIAL LIVRE DE 2019 BOLETIM

...

09/05/201909/05/2019