SintPel

Revisão do manual de segurança quer reduzir riscos na máquina de passagem de ponta de papel

Revisão do manual de segurança quer reduzir riscos na máquina de passagem de ponta de papel

 

A Comissão tripartite, que desde o ano passado trabalha na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, voltou a se reunir neste último dia 21, quando debateu medidas visando reduzir os riscos de acidentes nas máquinas de passagem de ponta de papel. O encontro aconteceu na Oji Papéis e contou com a participação de Luiz Fernando Bernardes e Heitor Piovezani Jr., da Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha; de Antenor Varolla – Ministério do Trabalho; de Lucimara Bardan e Carlos Coelho – Cerest São João da Boa Vista; de Pedro Garcia – Voith; Eliezer Galeli, Marcos Rodrigo da Silva e Marcos Capeletti – Oji Papéis; José Augusto Rosetti – Klabin; Erich Lombardi – Salusa; Valentin Santos – Tec Textill; de Ozano Martins, Ricardo Amarciato, Bruno José Guido, Flávio Garcia e Paulo Magalhães – Ibéria; de Ana Gorkos – Paulispell; Ricardo Nocêra – Consultor área de papel, enquanto que o nosso Sindicato foi representado pelo presidente Francisco Pinto Filho, o Chico, e pelos diretores César Roberto Fortarell e Sérgio Gonçalves, além de Marcos Rodrigues, técnico de segurança da Oji Papéis.

A Comissão busca, através deste debate, conhecer a realidade das empresas e exemplos onde o sistema tem funcionado com redução de riscos ao trabalhador. “É que quanto menores as quebras menor é a exposição do trabalhador a riscos de acidentes”, destaca Chico. Nesta reunião Marcos Capeletti e Eliezer Galeli mostraram, inclusive, em vídeo diversas realidades, onde o trabalhador ainda corre um alto risco de acidentes, mas também foi exibido situação em que uma empresa já achou a melhor solução para o trabalhador não precisar mais colocar a mão na parte de passagem.

A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado no primeiro trimestre do ano passado, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose. A próxima reunião ficou marcada para dia 12 de dezembro, também a Oji Papeis. Ficou estabelecido que deverão ser definidas as proteções para a passagem de papel, inclusive sendo aberto a possibilidade para a apresentação de novas propostas para melhorar este setor. Nesta reunião também será tirado o calendário de reuniões para 2014.


 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

29/11/2013
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Diretores do Sintipel percorrem empresas para entregar novo jornal

Diretores do Sintipel percorrem empresas para entregar novo jornal

...

04/05/202104/05/2021
Cargo de confiança, conforme estabelece a nossa

Cargo de confiança, conforme estabelece a nossa

...

21/07/202121/07/2021
Expediente do Sintipel nesse final de

Expediente do Sintipel nesse final de

...

20/12/202220/12/2022