SintPel

Retomada discussão de revisão do manual de segurança nas indústrias do papel

 

Retomada discussão de revisão do manual de segurança nas indústrias do papel

 

 

 

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), juntamente com representantes de empresas, do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e da Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba retomaram na manhã desta quarta-feira, 03 de fevereiro, as discussões de revisão do manual de segurança de máquinas de papel. Nesta primeira reunião do ano, no Cerest, foi feita uma divisão de tarefas e cronograma de trabalho para 2016. O manual que passa por revisão foi elaborado de forma tripartite, envolvendo trabalhadores, indústrias e os órgãos fiscalizadores, e concluído em 2006, de forma inédita no País, com a finalidade de estabelecer medidas de segurança para o trabalhador que atua no setor.

De acordo com o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o objetivo deste trabalho de revisão é de atualizar este manual, uma vez que o setor passou por mudanças, assim como a própria legislação. Nesta primeira reunião, em que participaram, ainda, representantes da Oji Papéis, Klabin e Paulispel Papiros, foi estabelecido que será feita uma divisão das partes da máquina começando com a preparação de massa que envolve diversos procedimentos. Com isso, já na próxima reunião, marcada para 25 de fevereiro, os participantes se comprometeram a apresentar suas experiências. Assim, o próximo passo, será a elaboração do documento final, que, em seguida, será colocada em consulta pública a proposta que envolverá a revisão de todas as partes da máquina de papel, para fechamento deste capítulo do manual.

A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado em 2013, envolvendo todo setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose, conta o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

04/02/2016
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Sintipel marca assembleia para apreciação da pauta de

Sintipel marca assembleia para apreciação da pauta de

...

29/07/202229/07/2022
JURÍDICO ENTRA EM

JURÍDICO ENTRA EM

...

01/12/202001/12/2020
Sindicato mantêm direitos dos trabalhadores do reciclado da Klabin,

Sindicato mantêm direitos dos trabalhadores do reciclado da Klabin,

...

13/09/202313/09/2023