SintPel

Papeleiros vão a Encontro Nacional para definir reivindicações da campanha salarial

Papeleiros vão a Encontro Nacional para definir reivindicações da campanha salarial

 

Um grupo de 11 dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel) participa, desta quarta-feira, 05 de julho, a sexta-feira, 07 de julho, do 2º Encontro Nacional dos Trabalhadores Papeleiros, organizado pelo Departamento Nacional dos Papeleiros da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias). O grupo partiu pela manhã para participar do evento, que será realizado na cidade de Praia Grande e reunirá mais de 400 trabalhadores de diversas regiões do país, informa o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico, visando dar início aos preparativos da campanha salarial da categoria deste ano, definindo as principais bandeiras de lutas. 

Os trabalhadores das indústrias do  papel, que em Piracicaba somam cerca de 1.500, têm data-base em primeiro de outubro. “Neste encontro, a proposta é de que mesmo dentro do atual cenário político e econômico do país, os trabalhadores não podem pagar esta conta, uma vez que são os grandes responsáveis pelas empresas do setor continuarem faturando alto”, ressalta Chico. 

O encontro será aberto na tarde desta quarta-feira, com credenciamento das delegações e exposição dos presidentes das federações de diversas regiões do Brasil sobre o atual cenário político e econômico. Nos dois dias de debates, o Dieese fará exposição sobre a “conjuntura econômica/balanço dos acordos coletivos”, enquanto o Diap abordará o atual cenário político/social e trabalhista no Brasil. Também será feito raio-x do setor/eucalipto transgênicos e os turnos de revezamento. Na sexta-feira, também haverá debate sobre a reforma trabalhista e os desafios dos trabalhadores brasileiro frente à atual conjuntura, tema que será abordado pelo professor Márcio Pochman.

O presidente do Sintipel diz que este encontro é fundamental para a organização da categoria, uma vez que “vamos definir os rumos da nossa campanha salarial e a nossa participação é fundamental. Vamos ajudar a definir as principais ações a serem desenvolvidas para que possamos construir e conquistar uma grande vitória neste processo de negociação”, conclui. 

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

05/07/2017
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Diretores realizam distribuição do jornal do

Diretores realizam distribuição do jornal do

...

18/06/201918/06/2019
Empenho dos trabalhadores garante dois salários de prêmio da PLR na

Empenho dos trabalhadores garante dois salários de prêmio da PLR na

...

14/02/202214/02/2022
Segunda rodada de negociações não avança para as cláusulas

Segunda rodada de negociações não avança para as cláusulas

...

16/10/202316/10/2023