SintPel

Nosso Sindicato na Marcha pelo fim dos acidentes de trabalho na cidade

Nosso Sindicato na Marcha pelo fim

dos acidentes de trabalho na cidade

 

Diretores do nosso Sindicato, liderados pelo presidente Francisco Pinto Filho, o Chico, participaram em 28 de abril da marcha pelo fim dos acidentes de trabalho na cidade, organizada pelo Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), que tem mutilado e até matado trabalhadores. A marca, que marcou o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, criado para chamar a situação da sociedade para esta situação, partiu do Largo do Mercado Municipal, percorreu toda rua Governador Pedro de Toledo, até atingir a Rua Treze de Maio, passando pela Santo Antonio e terminou com ato público na Praça José Bonifácio.

Carregando faixas e cartazes, com dizeres como “Saímos de casa para trabalhar não para morrer”; “Não aos acidentes de trabalho. Proteja-se”; “Trabalho digno não machuca”; “Prevenção é o melhor remédio”, entre outros, os sindicalistas buscaram conscientizar a sociedade para os acidentes e doenças do trabalho. Em Piracicaba, de acordo com o presidente do Conespi, Fânio Luis Gomes, conforme dados do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), somente no ano passado foram computados 10.490 acidentes de trabalho, com 9 mortes e 41 amputações, enquanto que no ano de 2012 foram registrados 10.093 acidentes. “Isso mostra que os acidentes só têm aumentado, apesar do trabalho que se faz na cidade”, ressalta Fânio, informando, ainda, que nos três primeiros meses deste ano já foram computados 2.711 acidentes e nos últimos 15 meses foram registradas 10 mortes de trabalhadores, vítimas de acidentes de trabalho.

É contra esta situação que os papeleiros de Piracicaba se juntaram a esta marcha, para dizer não aos acidentes de trabalho na cidade. Para o presidente do nosso Sindicato, somente uma união de esforços, com conscientização de todos pode reduzir o número de acidentes de trabalho.

EXPOSIÇÃO NA CÃMARA – o presidente do nosso Sindicato, também no dia 28 de abril, dentro desta atividade, usou a tribuna da Câmara de Vereadores, durante o pequeno expediente, para expor a realidade de Piracicaba. O objetivo foi de mostrar a atual situação vivida pelos trabalhadores na cidade e conclamar a sociedade a entrar também nesta nossa luta. “A nossa intenção é de conscientizar a todos para esta problemática dos acidentes de trabalho, que provocam danos, muitas vezes, irreparáveis, e tudo isso tem um custo, tanto emocional como financeiro à sociedade”, ressalta.

ORIGEM DA DATA -- A explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, que matou 78 trabalhadores marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

08/05/2014
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Assembleia na Klabin irá apreciar a renovação do acordo do plano

Assembleia na Klabin irá apreciar a renovação do acordo do plano

...

19/04/202319/04/2023
Expediente do Sintipel neste final de

Expediente do Sintipel neste final de

...

19/12/202319/12/2023
Empresários propõe ZERO de abono e índice que não repõe a

Empresários propõe ZERO de abono e índice que não repõe a

...

18/10/201918/10/2019