SintPel

Diretores do Sintipel participaram do 9º Congresso da CNTI

 

 

 

 

 

Diretores do Sintipel participaram do 9º Congresso da CNTI

 

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), Rogério Rodrigues de Souza e Edson de Jesus Berto participaram de 23 a 26 deste mês, do 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores na Indústria do Plano da CNTI, realizado no Centro de Treinamento Educacional, em Luziânia (GO). O evento reuniu cerca de 700 industriários de todo o país e marcado por manifestações apreensivas em relação ao grave momento de crise que atinge o país marcaram a solenidade de abertura. O evento, que foi realizado paralelo às comemorações dos 70 anos da Confederação, foi aberto pelo seu presidente, José Calixto Ramos.

Ao longo de quatro dias de Congresso foram abordados temas relacionados à economia brasileira, principalmente com relação ao emprego e a situação das empresas. 

 

O evento prossegue até a próxima quarta-feira, 26, e os congressistas têm como pauta a conjuntura atual e seus impactos no sindicalismo; estrutura sindical e seu custeio; relação entre capital e trabalho; perspectivas e contradições sobre a proposta de reforma da Previdência Social; igualdade de oportunidades e discriminação; e meio ambiente que, por suas peculiaridades, alcançam todos os grupos da Confederação.

 

Logo na abertura, o advogado Jairo Leandro Luiz Rodrigues, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina, cerimonialista do evento, leu mensagem de Charles Chaplin de incentivo à luta com determinação, “porque o mundo pertence a quem se atreve”. Deixa usada pelo presidente da CNTI, José Calixto Ramos, ao abrir oficialmente o evento.

José Calixto falou da necessidade de que os sindicatos estejam conscientes da gravidade do momento e de suas consequências para a classe trabalhadora e para a sociedade em geral. “Vivemos uma profunda crise política, que alimenta a crise econômica e, lamentavelmente, uma crise moral. Necessitamos de avanço, não à toda prova, mas consumadora de ideias de todos os trabalhadores e da sociedade para chagarmos a um objetivo maior”.

O presidente da CNTI disse que os trabalhadores devem se unir. Segundo ele, o patrão investe com a visão do retorno e do lucro, sem consciência da sua responsabilidade social; e o governo atua por um Estado mínimo. “Temos hoje mais de 50 projetos tramitando no Congresso Nacional, mudando as relações de trabalho, reduzindo e até retirando direitos”, alertou.

Ao longo do congresso, foram realizados debates divididos em grupos: indústria do vestuário; fiação e tecelagem; indústria extrativa; indústrias urbanas; indústria da borracha; indústria do papel; indústria joalheira, relojoaria, vidro, cristal, cerâmica, instrumentos musicais, brinquedos e químicos; construção e mobiliário; e alimentação, gráficos e metalúrgico. Os diretores do sindicato participaram do debate sobre a indústria do papel, sendo que cada grupo tirou propostas que farão parte do relatório geral deste Congresso. 

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

31/10/2016
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Realizada a eleição para escolha da nova CIPA da

Realizada a eleição para escolha da nova CIPA da

A escolha da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da...

07/06/201807/06/2018
Diretores do Sintipel participarão do 3º Congresso nacional dos

Diretores do Sintipel participarão do 3º Congresso nacional dos

Um grupo de diretores do Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias...

26/06/201826/06/2018
Conquistado pelo Sintipel, trabalhadores aprovam renovação do plano

Conquistado pelo Sintipel, trabalhadores aprovam renovação do plano

...

27/04/202327/04/2023