SintPel

Diretor do Sintipel acompanhou votação do fim do fator previdenciário, em Brasília

Diretor do Sintipel acompanhou votação do fim do fator previdenciário, em Brasília

 

O diretor do Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba), José Maria Rodrigues de Souza, esteve em Brasília, nesta semana, com um grupo de dirigentes sindicais de Piracicaba e da região, ligados a Força Sindical, participando de manifestações contra a Medida Provisória 664 do governo federal que reduz a pensão das viúvas e por afastamento do trabalhador, o chamado auxílio-doença, e acabou acompanhando a votação da emenda apresentada pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que extingue o fator previdenciário, uma antiga reivindicação dos trabalhadores.

A votação desta emenda que põe fim ao fator previdenciário, que reduz o valor dos salários do trabalhador quando se aposenta, estabelece que para se aposentar, o homem precisa ter, somando o tempo de trabalho e o tempo de contribuição, 95 anos, enquanto que as mulheres 85 anos. Isso respeitados os tempos mínimos de contribuição de 30 anos para mulher e 35 anos para o homem.

Agora, a proposta aprovada pelos deputados vai à votação no Senado Federal. Caso sofra alterações, volta para ser apreciada na Câmara Federal, antes de ir à sanção da presidente Dilma Rousseff. No caso de a presidente vetar a matéria, voltará para ser analisada novamente pelo Congresso Nacional, que tem a prerrogativa de derrubar um possível veto e por fim de vez ao fator previdenciário. “A participação dos trabalhadores em Brasília é fundamental para apontarmos aos deputados as nossas reivindicações”, destaca o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico.

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

15/05/2015
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Dia Internacional da

Dia Internacional da

...

06/03/202006/03/2020
Assembleia para renovação do plano de saúde na

Assembleia para renovação do plano de saúde na

...

10/04/201910/04/2019
Diretoria do Sintipel tem a primeira reunião do ano e começa a

Diretoria do Sintipel tem a primeira reunião do ano e começa a

...

09/01/202009/01/2020