SintPel

CONESPI FIRMA PARCERIA INEDITA COM INSS

 

Conespi firma parceria inédita com o INSS para atualizar cadastro de trabalhador

 

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) firmou na manhã desta sexta-feira, dia 29 de janeiro, durante reunião no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, parceira inédita no País, com o INSS, a fim de contribuir para a atualização de cadastro de trabalhadores junto à Previdência Social. Os trabalhos começam já no próximo dia 11, durante reunião marcada para as 9 horas, no prédio da Previdência Social, que dará início à qualificação de sindicalistas para atuarem em parceria com a Previdência Social na atualização do cadastro de trabalhadores, contribuindo, assim, para agilizar o atendimento do segurado quando este for requerer sua aposentadoria e ou benefício.

O Conespi representa mais de 100 mil trabalhadores da ativa e aposentados e, de acordo com a gerente da Previdência Social na cidade, Maria Silvia Cordeiro dos Santos, esta medida de atualização do cadastro do trabalhador é pró-ativa, e visa garantir que quando o segurado for requerer sua aposentadoria ou benefício do INSS, “não tenha que pegar fila” e não ter conhecimento da documentação necessária. Atualmente, Maria Silvia diz que na cidade a média de tempo para atendimento de quem requer sua aposentadoria na cidade é de 38 minutos, uma vez que nem todos os trabalhadores estão com seu cadastro atualizado e isso acaba demandando mais tempo. “Com este trabalho piloto, que estamos iniciando, pretendemos reduzir este tempo médio atingir a excelência em 2011”, explica, destacando que mesmo hoje, quando o trabalhador está com toda documentação em mãos a aposentaria é concedida em menos de 30 minutos.

Conforme o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, inicialmente, será realizado um projeto-piloto, em uma empresa, mas a meta é atingir a todas as empresas e trabalhadores. O trabalho de atualização do cadastro do trabalhador consistirá no levantamento de todos os documentos exigidos do segurado. “No caso de haver dados incompletos, funcionários da Previdência, munidos de laptop,  irão até a empresa, para atualizar e orientar o trabalhador sobre os procedimentos que deve adotar a fim de atualizar seu cadastro”, explica.

Com este trabalho, o secretário de Comunicação do Conespi e vereador, José Antonio Fernandes Paiva, reforça que o trabalhador deixará de ter dor-de-cabeça quando for requerer sua aposentadoria ou precisar de um benefício da Previdência Social. “É necessário que o cadastro do trabalhador esteja atualizado e a nossa meta é contribuir com a Previdência Social para que isso se torne uma realidade”, destaca.

Ficou acertado entre a direção do Conespi e a gerência da Previdência que dentro de 90 dias, após o início dos trabalhos, será realizada uma reunião para avaliação desta parceria, que visa atingir a todos os sindicatos da cidade.

 

Vanderlei Zampaulo – MTB-20.124

 

30/01/2010
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Papeleiros discutem unificação das forças para campanha salarial

Papeleiros discutem unificação das forças para campanha salarial

Com a finalidade de unificar as forças dos trabalhadores nas indústrias do...

18/06/201818/06/2018
Sintipel mobiliza trabalhadores da Oji Papéis para assembleia do

Sintipel mobiliza trabalhadores da Oji Papéis para assembleia do

...

14/12/202014/12/2020
Diretores do Sintipel visitam construção de nova unidade da

Diretores do Sintipel visitam construção de nova unidade da

...

17/01/202417/01/2024