SintPel

COMSEPRE

Boletim Informativo marco 08

Boletim Informativo junho 08

Boletim Informativo agosto 08

Boletim comsepre marco 09 pg 1

Boletim comsepre marco 09 pg 2

 Boletim comsepre maio 09 pg 1

Boltim comsepre maio 09 pg 2

Informativo junho 2010

----------------------------------------------------------[ 22/04/2014 ]--------------------------------------------------------

Chico participou de reunião da Com-Emprego que

abordou questões relacionadas ao mundo do trabalho

 

O presidente do nosso Sindicato, o Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico, participou neste dia 16 de abril de reunião da Com-Emprego, coordenada pelo seu novo presidente, Sérgio Furtuoso, também secretário municipal do Trabalho e Renda de Piracicaba. O evento aconteceu na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e reuniu diversos sindicalistas, entre eles Milton Costa (Construção Civil), Roberto Previde (Comerciários), além de Washington Marciano – Acipi; Helen S. dos Vales – Acipi; Wilson Densi – Senai; Geisela Ubices – Senac; Clayton Daniel Mesquileto – Fumep; Terezinha S. Finguerut – Secretaria Municipal da Educação; Alexandre Campos – Sest/Senat; Samir Saleh – Sest/Senat; Marcelo Teixeira – Sert, além de representante da Escola Paula Souza.

Na abertura dos trabalhos, Sérgio Furtuoso falou estudo e diagnóstico realizado com diversas empresas que trabalham com o setor sucroalcooleiro, que balizou documento que será encaminhado ao governo federal solicitando atenção especial para o setor, que atinge a economia de Piracicaba e região. Também falou sobre cursos de qualificação, como para atender a demanda do futuro Hospital Regional, que estão sendo oferecidos pela Etec e pelo Senac.

Durante a reunião, Chico destacou as atividades que o Conespi realiza em 28 de abril, no “Dia mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, com passeata pelas ruas centrais da cidade e evento na Praça José Bonifácio, onde serão montadas barracas de cortes de cabelos e de informações aos trabalhadores. Paralelo a isso, o Cerest, em parceria com a Com-Emprego e o Conespi também realizará palestras nas escolas sobre a segurança do trabalho. A Escola Paula Souza, antigo industrial, no dia 28 de abril, dedicará toda parte da noite à palestra sobre acidentes de trabalho.

Chico também falou, ainda, sobre o exemplo da cidade de Itapeva, onde, em 2013, as escolas começaram a funcionar em período integral, e na grade extra-curricular foi incluído a disciplina “acidente de trabalho”, como forma de orientar e capacitar os alunos para esta problemática, defendendo a importância da grade de Segurança de Trabalho nas escolas. “Não adianta ter a prevenção depois que acontece o acidente”, falou, pedindo à Com-Emprego para que ajude no contanto com a cidade de Itapeva para fazer visita e conhecer o sistema.

Já Samir Saleh, do Sest/Senat, falou sobre a campanha do motociclista: “PARA, PENSE, VIVA MOTOCICLISTA, não aprese a vida. Ela quer seguir com você”, que está sendo desenvolvida de 22 de abril a 6 de junho, com palestras de segunda a sexta-feira, visando conscientizar motociclistas para os riscos do trânsito. Todos os participantes concorrerão ao sorteio de uma motocicleta, que está sendo doada pela Aversa.

Também foi falado sobre cursos que estão sendo realizados na cidade, para capacitar trabalhadores. A próxima reunião da Com-Emprego ficou marcada para 21 de maio, na Secretaria Municipal de Educação.


 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

 

----------------------------------------------------------[ 17/04/2014 ]--------------------------------------------------------

 

Comsepre tem nova coordenação

 

A coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Clarisse Bragantini, é a nova coordenadora da Comsepre (Comissão Municipal para Prevenção aos Acidentes e Doenças Ocupacionais). Ela representa o Poder Público e tomou posse nesta última segunda-feira, dia 14 de abril, durante reunião da Comsepre. A coordenação da Comsepre tem como vice-coordenador Milton Costa, do Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba), enquanto que o seu vice é o também diretor do Sinticompi Edson Batista dos Santos. O presidente do nosso Sindicato,Francisco Pinto Filho (Chico), também integra a direção da Comsepre, enquanto que Olívia Brossi (Sindicato dos Bancários) é a sua suplente; e Adney Araújo de Abreu (Sindicato de Alimentação) é outro coordenador, enquanto que sua suplente é Cláudia Novoletti (Sindicato dos Bancários).

Durante a reunião, foi falado também da passeata que o Conespi promove no próximo dia 28 de abril, no “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, que acontece, no período da manhã, pelas ruas centrais da cidade. Já técnicos do Cerest, para marcar a data, estarão nas escolas de ensino fundamental e técnicas divulgando a segurança no trabalho, visando conscientizar as novas gerações sobre esta questão.

O presidente do nosso Sindicato também estará buscando colher subsídios na cidade de Itapeva, onde já consta na grade escolar extra aulas relacionadas à saúde e segurança do trabalho, como forma de conscientizar os futuros trabalhadores para a questão de saúde e segurança.

Dentro deste tema, ainda, a ideia é promover debate na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com as 10 principais empresas da cidade, onde tem sido registrado maior número de acidentes de trabalho. A proposta é de que deste debate participem representantes do INSS, Cerest, do Conespi e os Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, mostrando o número de acidentes de trabalho, com a finalidade de tornar pública esta situação e, principalmente, desenvolver uma política visando reverter este quadro.

Os participantes também falaram do Projeto “Pare, pense, viva. Motociclista não apresse a vida, ela quer seguir em frente com você”, lançado pela Prefeitura de Piracicaba e a necessidade da aprovação de uma lei que trate do trabalho de motoboy e moto-taxista na cidade, que já está em discussão há quase cinco anos.

 

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

 

 

 

Comsepre quer campanha para reduzir acidentes envolvendo motociclistas

 

A Comissão Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho (Comsepre) vai solicitar apoio do governo municipal para o desenvolvimento de uma campanha de conscientização dos motociclistas profissionais para os riscos de acidentes

A decisão de recorrer ao prefeito Barjas Negri foi tomada em reunião mensal da Comsepre, quando foi apresentado estudo de especialista no assunto, apontando os fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes envolvendo motociclistas profissionais.

Em Piracicaba, para combater os acidentes de trabalho envolvendo motociclistas profissionais, que trabalham com motocicletas, a Comsepre, de acordo com o seu coordenador, Milton Costa, está buscando entender toda esta problemática para definir as melhores ações a serem desencadeadas.

O presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba, Francisco Pinto Filho, estará tentando agendar reunião com o prefeito para discutir o assunto que é bastante preocupante. Além disso, estará buscando parceria com a Associação das Auto-Escolas de Piracicaba para o desenvolvimento de trabalho de conscientização destes profissionais.

 

Sempat lança Fórum dos Motociclistas
e debates realizados definirão novas ações
 
 
A Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sempat), que neste ano teve como tema “Conhecer o trabalho para transformá-lo”, foi encerrada na noite desta quarta-feira, primeiro de dezembro, com o Lançamento do Fórum Permanente dos Motociclistas Profissionais, que será realizado no início próximo ano, com a finalidade de discutir, com maior profundidade, a problemática desta categoria de trabalhadores. A Sempat foi realizada na Câmara de Vereadores de Piracicaba, nas noites de segunda e terças-feiras, e na tarde e noite de quarta-feira, e de acordo com o coordenador da Comsepre (Comissão Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças relacionadas ao Trabalho), Milton Costa, os debates e palestras servirão de base para focar as novas ações na cidade, voltadas a garantir ambientes seguros de trabalho, numa parceria com o Cerest (Centro de Referência e Saúde do Trabalhador), órgão que tem poder de interditar ambientes que coloquem em risco a saúde e a segurança do trabalhador, inclusive de autuar os responsáveis.
Para Milton Costa, a Sempat atingiu os objetivos de discutir políticas para combater os acidentes e doenças, garantindo ambientes saudáveis de trabalho. “Com certeza, essas discussões foram bastante ricas e irão balizar as novas ações a serem desenvolvidas no município, ampliando, inclusive, o trabalho preventivo para  categorias que apresentam situações que vem colocando em situação de risco a saúde e a vida de trabalhadores, como o setor de saúde, que foi apresentado durante os debates, pela coordenadora do Cerest, Clarice Bragantini. Pretendemos tirar um documento, nos próximos dias que ajudará a dar este norte”, ressalta.
A realização do Fórum Permanente dos Motociclistas Profissionais de Piracicaba, como destaca Milton Costa, pretende envolver trabalhadores, assim como a Previdência Social, Prefeitura de Piracicaba, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Cerest, entre outros organismos, para debater e definir ações que visam ampliar a segurança dos profissionais que atuam neste segmento.
O presidente do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Francisco Pinto Filho, enfatiza a importância da Sempat, que chegou à sua 15ª edição, mostrando avanços que se teve ao longo dos últimos anos para ampliar a segurança nos locais de trabalho. Porém, argumenta que este é um trabalho ininterrupto e que necessita de um amplo investimento e avaliação constante, onde a Sempat se coloca como um importante fórum, assim como as reuniões mensais da Comsepre, que debate e dá encaminhamentos para ações a serem desenvolvidas, com a meta de pôr fim aos acidentes e doenças do trabalho.
 
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124


 

 

15/07/2008
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Sintipel garante corte gratuito de cabelo para

Sintipel garante corte gratuito de cabelo para

...

27/05/202127/05/2021
Chico participou de reunião da executiva do Conselho Municipal de

Chico participou de reunião da executiva do Conselho Municipal de

...

19/06/201919/06/2019
Suspensos plantões presencial do Departamento Jurídico

Suspensos plantões presencial do Departamento Jurídico

...

09/03/202109/03/2021