SintPel

Comissão de revisão do manual de segurança dos papeleiros teve a primeira reunião do ano

Comissão de revisão do manual de segurança

dos papeleiros teve a primeira reunião do ano

 A Comissão tripartite, que vem trabalhando na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, realizou nesta última quinta-feira, dia 28 de fevereiro, a sua primeira reunião do ano, sendo o nono encontro do grupo. A reunião foi realizada na Oji Papéis e discutiu e concluiu todos os procedimentos para se trabalhar com segurança no hídraupulper.

Também foi finalizada a discussão sobre o tanque de massa.  

A comissão é composta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, o Ministério do Trabalho, Fundacentro, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e pelas sete empresas do setor: Oji Papéis Especiais, Klabin SA, Salusa, Reipel, Weidmann, Reiart e RST. No encontro da Oji Papéis, o Sindicato esteve representado pelo diretor César Roberto Fortarell.

O trabalho de revisão do manual teve início no primeiro trimestre do ano passado com a finalidade de adaptá-lo às normas de segurança estabelecidas pela NR-12, que trata das normas relacionadas às máquinas  e também com relação ao ambiente de trabalho. Francisco Pinto Filho, o Chico, presidente do sindicato, destaca que o atual manual de máquinas foi elaborado, também após amplo debate, em meados da década de 90 e o objetivo deste trabalho é de atualizá-lo.

Este trabalho, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, está sendo desenvolvido um trabalho em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose. “Queremos ampliar cada vez mais a segurança no nosso setor e atualizar este manual é o caminho”, destaca o líder sindical.

A próxima reunião será realizada no dia 21 de março, também na Oji Papéis, às 9 horas. Na pauta está a discussão de equipamentos de mesa plana.

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124 

05/03/2013
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Apartamento do Sintipel na praia passa por manutenção e tem agenda

Apartamento do Sintipel na praia passa por manutenção e tem agenda

...

30/05/202230/05/2022
Feijoada no Sintipel terá preço especial para

Feijoada no Sintipel terá preço especial para

...

18/04/201918/04/2019
O nosso Departamento Jurídico é especialista em processos

O nosso Departamento Jurídico é especialista em processos

...

30/03/202230/03/2022