SintPel

Comissão de revisão do manual de segurança dos papeleiros inicia avaliação das máquinas

 

Mais informações AQUI

 

 

Comissão de revisão do manual de segurança

dos papeleiros inicia avaliação das máquinas

A Comissão tripartite, que vem trabalhando na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, voltou a se reunir nesta última quinta-feira, 22 de novembro, quando iniciou o processo de avaliação das máquinas já vistoriadas e começou a propor medidas que vão melhorar a segurança dos equipamentos. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba e reuniu representantes das empresas, do Cerest, do Ministério do Trabalho e do próprio sindicato, além da Fundacentro.

A comissão responsável por este trabalho é composta de representantes das sete empresas de papel e papelão de Piracicaba (Oji Papéis Especiais, Klabin SA, Salusa, Reipel, Weidmann, Reiart e RST); da Fundacentro, Ministério do Trabalho, além  do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba) e do Sindicato. O atual manual de máquinas foi elaborado, também após amplo debate, em meados da década de 90 e o objetivo deste trabalho é de atualizá-lo.

Francisco Pinto Filho, o Chico, presidente do Sindicato, conta que este trabalho que teve início no primeiro trimestre deste ano visa adaptar este manual às normas de segurança estabelecidas pela NR-12, que trata das normas relacionadas às máquinas,  e também com relação ao ambiente de trabalho. Ele diz que nesta revisão  inclusive está sendo realizadas vistorias nos locais de trabalho, nas máquinas e equipamentos, garantindo que a atualização reflita a realidade vivida pelo setor neste momento.

Este trabalho, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, está sendo desenvolvido um trabalho em toda cadeia do setor, desde a matéria prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel. “No caso do papelão, inclusive, inclui-se a reciclagem”, conta o presidente do Sindicato.

A próxima reunião deverá ocorrer no dia 13 de dezembro, no Cerest, no período da manhã.

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124 

23/11/2012
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Assembleia na Klabin irá apreciar a renovação do acordo do plano

Assembleia na Klabin irá apreciar a renovação do acordo do plano

...

19/04/202319/04/2023
Boas Festas e Próspero Feliz 2019

Boas Festas e Próspero Feliz 2019

...

14/12/201814/12/2018
Restaurante volta a funcionar e Sintipel amplia opções de

Restaurante volta a funcionar e Sintipel amplia opções de

A partir de 1º de novembro, o restaurante da Colônia de Férias será...

24/10/201824/10/2018