SintPel

Comissão de revisão do manual de segurança dos papeleiros discute passagem de papel

Comissão de revisão do manual de segurança dos papeleiros discute passagem de papel

 

A Comissão tripartite, que desde o ano passado trabalha na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, voltou a se reunir nesta última quinta-feira, dia 03 de outubro, nas dependências da Indústria Klabin, com os debates sendo concentrados na continuidade das discussões sobre a passagem de papel, inclusive com a apresentação pelo representante da Voith sobre o funcionamento deste setor na empresa, inclusive a medição de feltro. A reunião contou com a participação do gerente do Ministério do Trabalho, Antenor Varolla, assim como da Fundacentro e Cerest de Piracicaba e de São João da Boa Vista, além de representantes da Voith, Klabin, Salusa, Papirus, Tectextil, Pulispell. O Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba) esteve representado pelos diretores César Roberto Fortarell e Sérgio Gonçalves.

A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado no primeiro trimestre do ano passado, indealizado pelo Sintipel, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose.

Na discussão sobre feltro, onde ocorreu um amplo debate, a Comissão de Revisão do Manual de Segurança deixou claro que pretende colocar parâmetros na medição, inclusive estudando idéias de colocar proteção articulada, como braço-mecânico, como forma de ampliar a segurança neste setor, sendo que o representante da Voith apresentou uma foto da medidora automática, que fica fixa para realizar a medição. Para a próxima reunião, inclusive, ficou acertado que a Klabin estará apresentando os responsáveis pela medição de feltro, que na empresa é terceirizada.

A próxima reunião acontecerá no dia 21 de novembro, às 9 horas, na própria Oji Papéis, quando o representante da Fudacentro estará apresentando a tradução da Norma alemã DIN EM 1034-16, que conta com 21 partes destinadas exclusivamente às máquinas de papel, que deverá ser bastante útil para estudo do grupo. Nesta reunião, cada empresa também ficou de levar um vídeo para expor como funciona este setor, assim como deverá ser definido um cronograma de visita a uma empresa.

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

08/10/2013
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Diretores do Sintipel visitam construção de nova unidade da

Diretores do Sintipel visitam construção de nova unidade da

...

17/01/202417/01/2024
Marcada assembleia para renovação do acordo do banco de horas na

Marcada assembleia para renovação do acordo do banco de horas na

...

09/12/202009/12/2020
Presidente e vice-presidente do Sintipel participaram de encontro com

Presidente e vice-presidente do Sintipel participaram de encontro com

...

18/03/202218/03/2022